Curriculum Vitae

O termo curriculum vitae vem do Latim e significa trajetória de vida. Em resumo, o curriculum vitae (também chamado de currículo ou CV) é um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades.


O recebimento de currículos é um passo presente em praticamente todos os processos seletivos no ambiente corporativo. Os candidatos interessados pelas vagas disponibilizadas em uma empresa enviam seus currículos sintetizando suas qualificações e aptidões, formação acadêmica, experiências profissionais e dados pessoais para contato. Os responsáveis pela seleção das vagas recebem os CV's e selecionam, com base no perfil traçado para as oportunidades, aqueles candidatos que devem ser entrevistados.


O currículo é, portanto, a primeira impressão de uma pessoa perante um empregador. Um documento bem apresentável, escrito de forma sucinta e correta é, sem sombra de dúvidas, um passo importante na conquista de um emprego.


Há três modelos de currículos, cada qual mais adequado a uma situação: o currículo cronológico, o currículo funcional e o cronológico-funcional.


- Currículo Cronológico: é o mais utilizado. Apresenta as experiências profissionais na ordem cronológica descrescente (as mais recentes primeiro). Permite ainda expressar os resultados alcançados em cada emprego. é o mais indicado quando o profissional possui uma continuidade na trajetória de sua carreira e experiências anteriores relevantes, pois dá uma visão geral de desenvolvimento.


- Currículo Funcional: destaca funções, competências e qualificações do candidato, dando menos ênfase nas experiências profissionais anteriores. é o modelo indicado para pessoas que alternaram períodos empregadas e desempregadas, que mudaram de emprego com frequência ou que estão há algum tempo sem emprego e procurando reentrar no mercado. Sua característica fundamental mascaram essas caractísticas negativas do candidato, que não ajudam a conseguir o cargo pretendido.


- Currículo Cronológico-Funcional ou Misto: associa as características dos dois modelos anteriores. é o modelo mais forte e comunicativo. é o mais adequado para quem teve uma sólida carreira e bastante experiência.

Se você está em busca de um novo emprego, um novo cargo em sua carreira ou se está no início de sua trajetória profissional e precisa de um modelo de curriculo para o primeiro emprego, continue navegando pelas dicas, artigos e páginas aqui do site.


- Veja dicas sobre como fazer um curriculum vitae.

- Não repita os erros mais cometidos pelos candidatos. Veja dicas de como não fazer um curriculum vitae.

- Procurando um modelo curriculum vitae? Veja alguns modelos de curriculum vitae para download.

- Como enviar seu curriculum pela Internet.